SOMANDO FORÇAS SUL 2

Um ecossistema de aprendizagem
em busca da excelência escolar e familiar

SOMANDO FORÇAS SUL 2

É um ecossistema de aprendizagem que busca a excelência escolar e familiar de cada aluno, professor, gestor e servidor da DE SUL 2. Abraça a família, a comunidade e a sociedade, cada um contribuindo com suas forças e impulsionando o seu melhor em busca da excelência individual e coletiva. 
Seu principal alicerce é a Ciência das 24 Forças de Caráter. Um autoteste gratuito permite que adultos e jovens (10 a 17 anos) conheçam o ordenamento único das suas 24 Forças de Caráter, indicando também suas forças mais utilizadas e naturais, as forças de assinatura.

Sensibilização 2022

Curso “O PODER DAS FORÇAS: criando melhores condições para ensinar e aprender” Nesta fase, por adesão, gestores e professores da DE SUL 2 são convidados a conhecer, identificar e apreciar as 6 Virtudes e 24 Forças de Caráter universais do ser humano na escola e na vida e com isso promover a saúde mental de si e do outro. O curso é predominantemente autoinstrucional, assíncrono e remoto, com tutoria. Utiliza o Guia Oficial do VIA Institute on Character “O Poder das 24 Forças de Caráter: valorize e impulsione o seu melhor” como referência. Cada cursista recebe um livro para estudo e referência posterior.
Alunos de anos finais e EM podem criar Grêmios de Excelência com o apoio das 24 Forças de Caráter.  
Para a continuidade de aprendizagem e das boas práticas gremistas, como numa corrida de revezamento onde um atleta passa o bastão para o próximo, o estatuto do Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS prevê eleição anual com mandato bisanual onde metade dos integrantes são renovados a cada ano.
Prevê uma estrutura padronizada com oito cargos e PPP – procedimentos passo a passo para os processos mais centrais. Isto facilita sua formação, implantação, troca de informações e aprendizados. Uma vez endossado pelos gestores da escola, este desenho de Grêmio deve ser referendado pela assembleia geral dos seus alunos.  
O Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS inclui atividades culturais e esportivas tradicionais e busca se articular e somar forças com os ex-alunos da escola e a comunidade como familiares dos alunos, comércio e indústria locais, ONGs, igrejas e equipamentos públicos.

Implantação 2022 - 2026

Escolas pioneiras SUL 2. Algumas escolas pioneiras, convidadas pela Dirigente, podem optar por aderir ao projeto já em 2022, implantando neste ano as iniciativas Projeto de Vida SOMANDO FORÇAS, Família SOMANDO FORÇAS e Servidores e Terceirizados SOMANDO FORÇAS. Por ser de livre escolha dos alunos, o Grêmio SOMANDO FORÇAS é opcional.
O processo de adesão da escola requer uma maioria de 2/3 (67%) de gestores e professores.
Como sugestão propomos incluir, no mínimo:
- Um PEI de 9 horas anos finais e EM: SOMANDO FORÇAS em todos os anos e séries.
- Um PEI de 7+7 de anos finais e EM: SOMANDO FORÇAS nos 6ºs anos e 1ªs séries
- Uma escola regular de anos finais e EM: SOMANDO FORÇAS nos 6ºs anos e 1ªs séries.
A partir de 2023 um novo 6º ano e 1ª série são incorporadas anualmente.
Demais escolas da SUL 2. Ao final de 2022, os gestores e professores das demais escolas optam, sempre por maioria de 2/3, pela adesão para os 4 anos seguintes, 2023 a 2026.
Esta iniciativa propõe a figura de um Professor Regente para cada classe. Cada classe tem um Regente e cada Regente conduz apenas uma classe, preferencialmente a mesma ao longo do ciclo escolar. Nos anos iniciais o Regente é o professor polivalente. Nos anos finais e ensino médio, é o professor de disciplina que ministra as aulas de Projeto de Vida nas suas tres dimensões: profissional, pessoal e social. Para a sua formação, além do curso O Poder das Forças: criando melhores condições para ensinar e aprender, o Regente tem acesso aos cursos Forças de Caráter e Conexões Positivas  ministrados de forma síncrona por mentores habilitados pela Fundação Geniantis em grupos de até 18 professores.

Nos anos iniciais  de escolas regulares utiliza a aula de Projeto de Convivência alternando 3 a 4 aulas de Forças com uma de Assembleia. Nos anos iniciais de escola PEI, da mesma forma como nas escolas regulalres e PEI, nos anos finais e EM o Regente ministra a disciplina Projeto de Vida SOMANDO FORÇAS em  duas aulas por semana, uma de Forças de Caráter e a outra Assembleia de Classe.
Uma Plataforma Digital Coletiva dedicada hospeda as sequências didáticas da aula Forças.
Ela permite um elevado grau de autoria e colaboração entre os professores. Inclui também um Painel de Bordo que permite ao Regente acompanhar a evolução atitudinal e acadêmica de cada aluno, 1 a 1, assim como o da classe como um todo. Este painel pode ser uma ferramenta adicional de acompanhamento quase que em tempo real para gestores e PCs. A aula semanal de Assembleia de Classe acompanha a “constituição” da classe, se aprofunda no conhecimento dos alunos uns pelos outros e busca avaliar como necessidades básicas de Segurança, Vínculo, Liberdade, Poder, Diversão podem ser mais bem satisfeitas.
Famílias mais funcionais contribuem para a excelência escolar e familiar. Para incluir os familiares no SOMANDO FORÇAS, o Regente da Classe ministra um curso presencial para pais e responsáveis dos alunos da sua classe fora do horário letivo, com apoio financeiro da Geniantis.
Nesta formação de 8 encontros de 2 horas, está inserido um intervalo de vinte minutos no qual o Regente conversa e estreita vínculos informais com os pais, um tempo para que pais e responsáveis conversem entre si, formando maior espírito coletivo.
Para vencer o desafio de trazer os pais para a escola, a iniciativa prevê um processo de sensibilização prévia além de um convite para que façam o curso em duplas, o que diminui seus medos e vergonhas.
Para fomentar a prática continuada após o curso, as sequências didáticas dos filhos incluem “lições de casa” ligadas às 24 Forças de Caráter que envolvem seus familiares.O Regente utiliza as reuniões bimestrais com pais para atividades especiais sobre Forças e Conexões Positivas. Nestas reuniões, o foco do Regente é dar uma realimentação apreciativa sobre os filhos, mostrando suas Forças de Caráter, mesmo que ainda utilizadas em exagero ou subutilizadas.
Para aumentar a inclusão e senso de pertencimento das áreas de apoio, o GOE e um vice-diretor ministram aos funcionários e terceirizados um curso análogo ao da Família SOMANDO FORÇAS, em 8 encontros presenciais de duas horas.O GOE e vice-diretor podem aplicar às áreas de apoio um processo semelhante ao da Assembleia de Classe, talvez com periodicidade mensal.

Na iniciativa Ponte Somando Forças proposta pela Dirigente Profa. Rosângela Martins e o arquiteto Fernando Brandão, escritórios de arquitetura apadrinham escolas para que elas também desenvolvam a sua excelência funcional e estética, cada escola transformando-se em referência de beleza e excelência no seu entorno.