SOMANDO FORÇAS SUL 2

Um ecossistema de aprendizagem
em busca da excelência escolar e familiar

SOMANDO FORÇAS SUL 2

É um ecossistema de aprendizagem que busca a excelência escolar e familiar de cada aluno, professor, gestor e servidor da DE SUL 2. Abraça a família, a comunidade e a sociedade, cada um contribuindo com suas forças e impulsionando o seu melhor em busca da excelência individual e coletiva. 
Seu principal alicerce é a Ciência das 24 Forças de Caráter. Um autoteste gratuito permite que adultos e jovens (10 a 17 anos) conheçam o ordenamento único das suas 24 Forças de Caráter, indicando também suas forças mais utilizadas e naturais, as forças de assinatura.

Sensibilização 2022

Curso “O PODER DAS FORÇAS: criando melhores condições para ensinar e aprender” Nesta fase, por adesão, gestores e professores da DE SUL 2 são convidados a conhecer, identificar e apreciar as 6 Virtudes e 24 Forças de Caráter universais do ser humano na escola e na vida e com isso promover a saúde mental de si e do outro. O curso é predominantemente autoinstrucional, assíncrono e remoto, com tutoria. Utiliza o Guia Oficial do VIA Institute on Character “O Poder das 24 Forças de Caráter: valorize e impulsione o seu melhor” como referência. Cada cursista recebe um livro para estudo e referência posterior.
Alunos de anos finais e EM podem criar Grêmios de Excelência com o apoio das 24 Forças de Caráter.  
Para a continuidade de aprendizagem e das boas práticas gremistas, como numa corrida de revezamento onde um atleta passa o bastão para o próximo, o estatuto do Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS prevê eleição anual com mandato bisanual onde metade dos integrantes são renovados a cada ano.
Prevê uma estrutura padronizada com oito cargos e PPP – procedimentos passo a passo para os processos mais centrais. Isto facilita sua formação, implantação, troca de informações e aprendizados. Uma vez endossado pelos gestores da escola, este desenho de Grêmio deve ser referendado pela assembleia geral dos seus alunos.  
O Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS inclui atividades culturais e esportivas tradicionais e busca se articular e somar forças com os ex-alunos da escola e a comunidade como familiares dos alunos, comércio e indústria locais, ONGs, igrejas e equipamentos públicos.