SOMANDO FORÇAS SUL 1

Um ecossistema de aprendizagem
em busca da excelência escolar e familiar

SOMANDO FORÇAS SUL 1

É um ecossistema de aprendizagem que busca a excelência escolar e familiar de cada aluno, professor, gestor e servidor da DE SUL 1. Abraça a família, a comunidade e a sociedade, cada um contribuindo com suas forças e impulsionando o seu melhor em busca da excelência individual e coletiva. 
Seu principal alicerce é a Ciência das 24 Forças de Caráter. Um autoteste gratuito permite que adultos e jovens (10 a 17 anos) conheçam o ordenamento único das suas 24 Forças de Caráter, indicando também suas forças mais utilizadas e naturais, as forças de assinatura.

Sensibilização 2022

Curso “O PODER DAS FORÇAS: criando melhores condições para ensinar e aprender” Nesta fase, por adesão, gestores e professores da DE SUL 1 são convidados a conhecer, identificar e apreciar as 6 Virtudes e 24 Forças de Caráter universais do ser humano na escola e na vida e com isso promover a saúde mental de si e do outro. O curso é predominantemente autoinstrucional, assíncrono e remoto, com tutoria. Utiliza o Guia Oficial do VIA Institute on Character “O Poder das 24 Forças de Caráter: valorize e impulsione o seu melhor” como referência. Cada cursista recebe um livro para estudo e referência posterior.

Alunos de anos finais e EM podem criar Grêmios de Excelência com o apoio das 24 Forças de Caráter.  
Para a continuidade de aprendizagem e das boas práticas gremistas, como numa corrida de revezamento onde um atleta passa o bastão para o próximo, o estatuto do Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS prevê eleição anual com mandato bisanual onde metade dos integrantes são renovados a cada ano. Prevê uma estrutura padronizada com oito cargos e PPP – procedimentos passo a passo para os processos mais centrais. Isto facilita sua formação, implantação, troca de informações e aprendizados. Uma vez endossado pelos gestores da escola, este desenho de Grêmio deve ser referendado pela assembleia geral dos seus alunos. 

O Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS inclui atividades culturais e esportivas tradicionais e busca se articular e somar forças com os ex-alunos da escola e a comunidade como familiares dos alunos, comércio e indústria locais, ONGs, igrejas e equipamentos públicos. 

 

Implantação 2022 - 2026

Escolas pioneiras SUL 1: uma escola pioneira indiada pelo Dirigente pode optar por aderir ao projeto já em 2022, implantando neste ano as iniciativas Projeto de Vida SOMANDO FORÇAS, Família SOMANDO FORÇAS e Servidores e Terceirizados SOMANDO FORÇAS. Por ser de livre escolha dos alunos, o Grêmio SOMANDO FORÇAS é opcional.

O processo de adesão da escola requer uma maioria de 2/3 (67%) de gestores e professores.

A escola indicada inicialmente é um PEI de anos iniciais.

Demais escolas da SUL 1. Ao final de 2022, os gestores e professores das demais escolas optam, sempre por maioria de 2/3, pela adesão para os 4 anos seguintes, 2023 a 2026.

Esta iniciativa propõe a figura de um Professor Regente para cada classe. Cada classe tem um Regente e cada Regente conduz apenas uma classe, preferencialmente a mesma ao longo do ciclo escolar. Nos anos iniciais o Regente é o professor polivalente. 

Nos anos finais e ensino médio, é o professor de disciplina que ministra as aulas de Projeto de Vida nas suas tres dimensões: profissional, pessoal e social.

Para a sua formação, além do curso O Poder das Forças: criando melhores condições para ensinar e aprender, o Regente tem acesso aos cursos Forças de Caráter e Conexões Positivas  ministrados de forma síncrona por mentores habilitados pela Fundação Geniantis em grupos de até 18 professores.
Nos anos iniciais  de escolas regulares utiliza a aula de Projeto de Convivência alternando 3 a 4 aulas de Forças com uma de Assembleia. Nos anos iniciais de escola PEI, da mesma forma como nas escolas regulalres e PEI, nos anos finais e EM o Regente ministra a disciplina Projeto de Vida SOMANDO FORÇAS em duas aulas por semana, uma de Forças de Caráter e a outra Assembleia de Classe.

Uma Plataforma Digital Coletiva dedicada hospeda as sequências didáticas da aula Forças. 

Ela permite um elevado grau de autoria e colaboração entre os professores. Inclui também um Painel de Bordo que permite ao Regente acompanhar a evolução atitudinal e acadêmica de cada aluno, 1 a 1, assim como o da classe como um todo. 

Este painel pode ser uma ferramenta adicional de acompanhamento quase que em tempo real para gestores e PCs.   

A aula semanal de Assembleia de Classe acompanha a “constituição” da classe, se aprofunda no conhecimento dos alunos uns pelos outros e busca avaliar como necessidades básicas de Segurança, Vínculo, Liberdade, Poder, Diversão podem ser mais bem satisfeitas.

Famílias mais funcionais contribuem para a excelência escolar e familiar. Para incluir os familiares no SOMANDO FORÇAS, o Regente da Classe ministra um curso presencial para pais e responsáveis dos alunos da sua classe fora do horário letivo, com apoio financeiro da Geniantis.

Nesta formação de 8 encontros de 2 horas, está inserido um intervalo de vinte minutos no qual o Regente conversa e estreita vínculos informais com os pais, um tempo para que pais e responsáveis conversem entre si, formando maior espírito coletivo. 

Para vencer o desafio de trazer os pais para a escola, a iniciativa prevê um processo de sensibilização prévia além de um convite para que façam o curso em duplas, o que diminui seus medos e vergonhas.

Para fomentar a prática continuada após o curso, as sequências didáticas dos filhos incluem “lições de casa” ligadas às 24 Forças de Caráter que envolvem seus familiares. 

O Regente utiliza as reuniões bimestrais com pais para atividades especiais sobre Forças e Conexões Positivas. Nestas reuniões, o foco do Regente é dar uma realimentação apreciativa sobre os filhos, mostrando suas Forças de Caráter, mesmo que ainda utilizadas em exagero ou subutilizadas.

 

Para aumentar a inclusão e senso de pertencimento das áreas de apoio, o GOE e um vice-diretor ministram aos funcionários e terceirizados um curso análogo ao da Família SOMANDO FORÇAS, em 8 encontros presenciais de duas horas.

O GOE e vice-diretor podem aplicar às áreas de apoio um processo semelhante ao da Assembleia de Classe, talvez com periodicidade mensal.