O grêmio é uma forma poderosa dos alunos se expressarem e criarem intervenções em sua escola. Mas como começar a mudança? Como concretizar seus desejos e aspirações? Nossa grande aposta é o Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS!  Essa é uma proposta de estrutura de grêmio onde os alunos têm instrumentos para  “fazer acontecer” e para que saibam somar forças dentro e fora da escola, dialogando com os pais, ex-alunos, equipamentos públicos e organizações no entorno da escola.

O que é Grêmio?

O grêmio é o órgão máximo de representação dos alunos na escola. Ele é o responsável por ouvir e representá-los dentro da Gestão Democrática Escolar, por isso, é fundamental estar em contato com a gestão, professores e a APM, garantindo que a voz do estudante faça parte de todas as decisões.

O que diferencia o Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS ?

• Eleição anual com mandato de 2 anos: a cada ano troca-se a metade dos gremistas.

• Eleição com chapas, votação no aluno.

• Oito diretorias.

• Procedimentos Passo a Passo (PPP) para atividades gerais e específicas.

• Conexões positivas dos gremistas através da ciência das 24 Forças de Caráter.

 

Porque Excelência?

O termo excelência carrega no seu significado a característica de algo que é muito bom e que exprime uma ótima qualidade.Um Grêmio de Excelência SOMANDO FORÇAS é um grupo que se doa em cada etapa daquilo que se 
compromete a fazer - e faz muito bem. 
A maneira como você faz o que faz, mostra o quanto você se importa e influencia diretamente em como isso chegará no outro. Observe o caso de José Ricardo, presidente do grêmio no ano de 2016:
“José e seu grupo tentaram diversas vezes propor ações e projetos dentro da escola, mas infelizmente nenhum deles eram aprovados pela gestão.
Certa vez, cansado dessa situação, José decidiu fazer diferente! Escreveu quatro projetos com excelência, definindo cada 
um, suas etapas, responsáveis e objetivos. 
Enviou um e-mail formal à diretora da escola e pediu uma reunião para apresentação deles e possível aprovação. A reunião aconteceu e José saiu com três, dos quatro projetos, aprovados. Uma grande vitória! Na reunião, a diretora revelou a José que se preocupava em como as coisas eram feitas, pois, a escola enfrentava diversos problemas diariamente e não queria se dispor em ter outros. 
Ou seja, na demonstração de importância que José deu aos projetos, usando a excelência, conseguiu transformar o olhar da diretora.” 
Percebe como a excelência é importante no que você faz?

“ Não tava dando certo...”

O Grêmio ainda é um recurso desconhecido por muita gente. 
Quando se fala em Grêmio a primeira coisa que lembramos é da série “Todo Mundo Odeia o Chris” ou de um grupo que faz promessas de grandes mudanças na escola, como suco de uva no bebedouro, a construção de uma sala de jogos ou uma nova quadra, entretanto, nenhuma delas é cumprida. Por que isso acontece? 
Acontece porque há um equívoco! 
O Grêmio não tem acesso à informação das possibilidades e dos limites que possuem, os alunos não possuem instrumentos que facilitem a aplicação de seus projetos e ideias, o diretor ou vice-diretor não se conecta com os jovens e quando as ideias/ projetos chegam na gestão, na maioria das vezes são barrados.
Mas não tem que ser assim... 
Há como fazer um grêmio melhor: com uma gestão com instrumentos para acompanhar, orientar e facilitar o trabalho dos jovens; estrutura que oriente como conduzir os projetos; uma divisão em diretoria e cargos que otimizem todo o grupo; e com jovens que conversam entre si, respeitam suas diferenças e somam forças para a ação.
Desta maneira, o Grêmio passa a ser visto com o potencial que tem e não como um grupo que se limita a campeonatos e festas.
E aí, “tá dando ruim” no seu grêmio? 
Não precisa ser assim.